Aditamento FIES 2024: Renovação, Prazos e Regras

Aditamento FIES 2024 – O FIES é umas das grandes oportunidades para as pessoas que tem o sonho de realizar uma faculdade, mas por conta de inúmeros motivos, incluindo o financeiro não podem arcar com as despesas da graduação. Nesse artigo falaremos do Aditamento FIES 2024, processo de renovação do seu financiamento.

Quem contrata o programa já está acostumada (o) com o período de aditamento, que significa a renovação do contrato de financiamento. Esse procedimento de renovação é realizado a cada semestre.

Aditamento FIES 2023
Aditamento FIES 2024

Através da renovação, o aluno confirma que continua utilizando os benefícios do financiamento. Sendo assim é possível alterar, incluir e corrigir informações e dados pessoais.

O processo de aditamento é conduzido pela a CPSA. Esse processo ocorre em cada instituição de ensino dentro de determinado períodos, períodos esses de renovação de matrícula. O prazo é definido pela própria universidade, porém as regras são estabelecidas pelo o MEC – Ministério da Educação.


Novas Regras FIES 2024

Anualmente o programa passa por uma atualização.

  • Hoje a taxa de juros no FIES 2024 passou a ser de 3,4%;
  • Período de carência agora é de 18 meses;
  • Período de amortização 3 vezes ao período do seu curso.

Ou seja, se a sua graduação dura 4 anos, o seu financiamento ficará assim, 3*4 = 12 anos para que você quite todo o seu financiamento.

Sem dúvida, o financiamento através do FIES é uma das melhores oportunidades que você tem de dar continuidade a sua vida estudantil. Pois os juros são baixíssimos, isso dá em torno de 6,5% ao ano, que devem ser quitados pelo pagamento do Boleto FIES 2024.

Novas Regras FIES 2023
Novas Regras FIES 2024

Uma das principais vantagens é que:

  • O estudante a cada 3 meses só paga uma taxa simbólica referente aos juros do financiamento e só começa a pagar a graduação depois de formado.

Outra obrigação do estudante contemplado é a realização do Aditamento FIES 2024.

As chances de recolocação no mercado se tornam mais atraentes e bem mais competitivas por conta da graduação. Sendo assim, o mesmo (a) consegue ir quitando o seu financiamento sem problema algum.

Não perca essa oportunidade, acesse agora o site do FIES (http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=inscricao) e realize a inscrição FIES 2024.


Aditamento FIES 2024 Simplificado – Como fazer ?

O tipo de aditamento é informado a CPSA no ato da renovação do seu contrato. O contrato de aditamento FIES 2024 simplificado é quando não há alteração alguma no seu contrato, havendo apenas a renovação.

Para isso, basta:

  • Comparecer à CPSA;
  • Retirar uma via do Documento de Regularidade de Matricula (DRM), devidamente assinada pelo presidente ou vice-presidente da Comissão.
Aditamento FIES Simplificado
Aditamento FIES Simplificado

Aditamento FIES 2024 Não Simplificado – Como fazer ?

Já o contrato de aditamento FIES 2024 não simplificado é quando ocorre alteração, inclusão ou correção contratual.

Somente o agente operador do programa pode realizar qualquer alteração no seu contrato.

Para fazer o aditamento não simplificado, você deverá:

  • Comparecer à CPSA para retirar a sua DRM assinada;
  • Em seguida, dirigir-se ao Agente Financeiro, acompanhado dos fiadores e do seu representante legal, se aplicável.

Você terá que formalizar o aditamento FIES 2024 em até 10 dias contados a partir do terceiro dia útil após a data da confirmação da solicitação de aditamento.

Após a regularização junto ao Agente Financeiro, você deverá entregar uma cópia do Termo Aditivo na CPSA para finalizar o processo.

Aditamento FIES Não Simplificado
Aditamento FIES Não Simplificado

Por isso, se você deseja estudar, mas no momento as suas condições financeiras não permitem, verifique a possibilidade de realizar o financiamento.

Através do FIES você tem a oportunidade de estudar e começar a pagar somente após a sua formação.

O FIES é um dos financiamentos mais vantajosos para quem deseja dar continuidade a sua vida acadêmica, os juros são baixíssimos e as condições de pagamento são excelentes para quem deseja começar a graduação e pagar somente após formado.

Ao contratar o financiamento é importante ficar de olho no período de aditamento FIES 2024 do seu contrato, isso irá garantir que você continue se beneficiado com o programa.

Em caso de dúvidas sobre o aditamento procure o setor de CPSA da sua universidade.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *