CPSA FIES 2024

Se você nunca ouviu falar do CPSA FIES 2024, vamos falar hoje neste artigo. O CPSA faz parte do FIES, que é o programa de Financiamento Estudantil do governo federal. Sabemos que muitas pessoas não têm condições de pagar por mensalidades de uma universidade, por isso a criação de um financiamento para jovens de baixa renda. O FIES já existe tem muitos anos e já auxiliou milhares de estudantes de todo o Brasil. Além disso, nos últimos anos o governo reformulou as regras do CPSA FIES 2024 que faz com que o programa atenda da melhor forma possível as pessoas que realmente precisam desse auxílio.

CPSA FIES 2023
CPSA FIES 2024

O que é CPSA FIES 2024

A sigla CPSA significa “Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento” que tem o objetivo de orientar e acompanhar os estudantes em diversas questões relacionadas a assuntos acadêmicos.

Essa Comissão está presente nos setores das universidades e faz parte também do FIES. O setor no FIES está atento nas questões de contrato dos alunos com o programa, nos estudos no processo de inscrição no financiamento e verificar se o aluno realmente pode participar do FIES ou não avaliando os comprovantes enviados pelo estudante.

FIES 2023
FIES 2024

Documentos Solicitados pela CPSA

Depois de fazer a sua inscrição online no FIES, o aluno deverá comparecer até o setor CPSA da instituição de ensino escolhida para estudar levando todos os documentos necessários para comprovação das informações dadas no formulário online do programa.

Basicamente o aluno deverá comprovar que realmente não tem condições de arcar com os custos de um curso superior para ter aprovação da sua inscrição e obviamente o seu financiamento estudantil pelo governo. O pagamento desse financiamento começa somente depois que o aluno forma no curso superior. Veja aqui os documentos que devem ser levados ao setor CPSA FIES 2024 da universidade:

  • Documento original de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte ou registro nacional de estrangeiros);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, contrato de aluguel);
  • Comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Comprovante de renda (rendimentos ligados a atividade rural ou rendimentos de aluguel).

O que acontece se o estudante não comparecer à CPSA

O aluno deverá ir até ao setor CPSA da instituição que irá estudar e também no banco em que vai ser feito o financiamento. O estudante deverá ir munido com todos os documentos necessários para comprovação da sua renda e para confirmação da inscrição feita no site do FIES.

Caso o aluno não compareça no prazo estabelecido pelo FIES nos setores ditos anteriormente (CPSA e no banco que fará o financiamento) a inscrição do estudante será cancelada e ele não consegue o seu financiamento estudantil.

Caso isso aconteça é necessário fazer um novo cadastro no site do FIES e cumprir as regras e os prazos estabelecidos pelo programa.


Como Fazer a Inscrição no FIES

Para fazer inscrição no FIES, basta acessar o site do programa e fazer o seu cadastro de forma fácil e online. Veja o passo a passo:

  • Acesse http://fies.mec.gov.br/;
  • Clique na opção “Fazer inscrição”;
  • Digite os seus dados necessários;
  • Escolha as opções de cursos desejados;
  • Selecione uma opção de financiamento;
  • Digite o código de verificação de segurança;
  • Finalize a inscrição e aguarde o contato do FIES, que deve acontecer em até 5 dias por e-mail ou telefone.
Inscrição no FIES
Inscrição no FIES

Aditamento FIES

O aditamento do FIES nada mais é que a renovação do programa, que deve acontecer todo semestre. Existem duas formas de aditamento, confira:

  • Aditamento Simplificado: Essa modalidade é destinada aos estudantes que não precisam fazer nenhuma alteração no contrato. Sendo necessário se dirigir ao CPSA e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula – DRM, assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente da CPSA FIES 2024.
  • Aditamento Não Simplificado: Deve ser feito por estudantes que necessitam alterar algum dado. Para isso, dirija-se a CPSA e retire o DRM assinado. Por fim, vá até o banco ou instituição financiadora com todos documentos.
Aditamento FIES 2023
Aditamento FIES 2024

Abaixo você pode ver como fazer o aditamento:

Aditamento de contrato
Aditamento de contrato
5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *