FIES Pré-Inscrição 2024

Por meio da Pré-Inscrição Fies 2024 o estudante concorre a oportunidade de iniciar um curso de nível superior que deseja. Sabemos que muitas pessoas não têm condições de pagar por mensalidades de cursos em universidades. Pensando nisso, o governo federal, no ano de 1999 criou o programa FIES, que é o Fundo de Financiamento Estudantil. Saiba como realizar a Pré-Inscrição Fies 2024 abaixo.

Pré-Inscrição Fies 2023
Pré-Inscrição Fies 2024

O FIES financia o ensino superior de pessoas que não têm condições de arcar com os custos de um curso, assim o governo federal paga a faculdade do aluno e depois de formado o estudante paga a juros muito baixos esse financiamento.

Vamos falar exatamente o que é o FIES, como fazer a sua inscrição, os requisitos para participar e outras questões nos próximos tópicos, acompanhe!

O que é FIES

O FIES é um Fundo de Financiamento Estudantil criado pelo governo federal com coordenação do Ministério da Educação. O programa tem o intuito de financiar o ensino superior para alunos que não tem condições de pagar pelas mensalidades de universidades particulares.

Sabemos também que é muito concorrido conseguir uma vaga em universidades públicas e gratuitas, por isso a criação do FIES pelo governo federal é uma forma de dar mais acesso aqueles estudantes que não conseguiram passar em uma universidade federal e não tem condições de pagar por uma universidade particular.

FIES 2023
FIES 2024

Quais são os Requisitos do FIES?

Devemos lembrar que nem todo mundo pode participar deste programa. Para realizar a Pré-Inscrição Fies 2024 é necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ter uma renda mensal familiar que varie entre o valor de 01 ao de 05 salários mínimos;
  • Ter completado o ensino médio e não possuir ensino superior;
  • Ter atingido uma pontuação igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação. A partir da prova de 2010, pode ser utilizada a nota de qualquer edição.

Como Fazer a Pré-Inscrição FIES 2024

Para participar do programa do FIES o interessado deverá fazer a sua inscrição no site de forma online. Depois aguardar o contato do programa para dar continuidade ao seu ingresso para conseguir o Financiamento Estudantil.

Depois da Pré-Inscrição Fies 2024 o aluno deverá ir até a instituição que irá estudar e também no banco que irá fazer o financiamento levando os seus documentos para confirmar a inscrição e comprovar todos os dados necessários. Veja o passo a passo para a inscrição Fies:

Como Fazer a Pré-Inscrição FIES
Como Fazer a Pré-Inscrição FIES

O programa irá entrar em contato com o interessado para dar continuidade ao seu cadastramento no FIES e conseguir enfim o seu financiamento estudantil.


Pré-Seleção FIES

A pré-seleção do FIES nada mais é que fazer a sua inscrição para que o setor estratégico do programa avalie as condições e veja se realmente você será selecionado para receber o seu financiamento estudantil.

Para isso o estudante irá:

  • Fazer a sua inscrição e;
  • Depois ir até a universidade particular levando os seus documentos e comprovante renda para comprovar que realmente não tem condições de arcar com os custos de uma faculdade.

A pré-seleção basicamente acontece da seguinte forma:

  • O interessado acessa o site do FIES e faz a sua inscrição;
  • O setor do FIES irá avaliar o cadastro do estudante para ver se ele será selecionado ou não para dar continuidade ao processo de financiamento estudantil;
  • Sendo selecionado, o aluno terá até 5 dias úteis para dar mais informações de seus dados no portal do FIES;
  • Por fim o aluno será convocado para ir até a Comissão de avaliação do FIES na universidade levando os seus documentos presencialmente.
Pré-Seleção FIES
Pré-Seleção FIES

Na pré-seleção, o estudante deverá acessar o portal e fazer o seguinte:

  • Cadastrar o seu CPF;
  • Informar a sua data de nascimento;
  • Informar uma senha pessoal para o devido acesso ao portal;
  • Informar um e-mail válido (para contato e orientação do programa).

Saiba mais detalhes agora mesmo no site do FIES http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *