FIES Segundo Semestre 2024

Se você não conseguiu o financiamento estudantil no primeiro semestre pelo FIES, saiba que pode conseguir agora no segundo semestre do ano. A cada semestre o FIES abre inscrições para os interessados em fazer um curso no ensino superior. Para participar é preciso fazer a sua inscrição e estar dentro dos requisitos mínimos exigidos pelo programa. Para saber mais sobre o Fies Segundo Semestre 2024 acompanhe o nosso artigo.

Fies Segundo Semestre 2023
Fies Segundo Semestre 2024

Conheça o FIES

O FIES é um financiamento estudantil criado pelo governo federal em 1999 com o intuito de auxiliar alunos que não têm condições de arcar com os custos de uma faculdade particular.

Por meio deste programa, os estudantes podem financiar seu curso e paga-lo somente quando tiver concluído. Pode participar do financiamento, estudantes matriculados em cursos superiores que obtiveram avaliação positiva nos processos do MEC.

FIES 2023
FIES 2024

Quando Abrem as Inscrições para o FIES Segundo Semestre 2024

O FIES Segundo Semestre 2024 irão abrir no mês de julho e esta é a sua oportunidade de conseguir um financiamento estudantil e só começar a pagar depois que formar, ainda com juros bem abaixo do mercado, quase zero.

A coordenação do FIES é feita pelo Ministério da Educação e nos últimos anos o programa recebeu uma reformulação que deu ao FIES ainda mais condições de oferecer financiamento para quem realmente precisa.

Veja aqui o calendário do FIES para o segundo semestre do ano:

  • As inscrições começam no dia 25 de junho e vão até dia 1 de julho;
  • A pré-seleção, que é o momento que o setor estratégico do FIES analisa cada candidato inscrito, começa dia 9 de julho;
  • A seleção dos candidatos acontece entre os dias 10 e 12 de julho;
  • A lista de espera vai de 15 de julho a 23 de agosto.

Requisitos para FIES Segundo Semestre 2024

Para conseguir ser aprovado no FIES o aluno deverá cumprir alguns requisitos mínimos, já que o FIES não pode ser oferecido para todos. O programa é focado para aqueles alunos considerados de baixa renda, que realmente não tem condições de arcar com os custos de uma faculdade.

Veja a lista de requisitos:

  • O aluno deverá ter feito o ENEM do ano anterior e deverá ter tirado pelo o menos 450 pontos e também não pode ter zerado a redação;
  • O aluno deve ter uma renda familiar bruta de no máximo 3 salários mínimos por pessoa;
  • Na modalidade P-FIES que é outra dentre as disponíveis no programa, o aluno pode ter uma renda familiar de 3 a 5 salários mínimos brutos.

Modalidades do FIES 2024

Com as novas regras estabelecidas pelo FIES, o mesmo está dividido em três modalidades. Confira abaixo quais são essas:

  • Modalidade I: Nesta modalidade, o financiamento é todo pago pelo Governo Federal. Para ter acesso a ele, é preciso que o estudante pertença a uma família com renda de até 3 salários mínimos.
  • Modalidade II: Nesta modalidade, o financiamento é pago pelas instituições financeiras e por recursos financeiros públicos;
  • Modalidade III: Por fim, a última modalidade é para que o estudante com renda de até 5 salários mínimos consiga o financiamento.

Como se Inscrever no FIES

Se você tem interesse em realizar a inscrição do FIES é necessário se inscrever no programa no sistema online disponibilizado. Basta acessar o site e seguir o procedimento que criamos logo abaixo:

  • Acesse o site https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login;
  • Clique na opção para fazer o seu cadastro para o primeiro acesso;
  • Caso já tenha cadastro, só acessar com seu login e senha;
  • Preencha todos os seus dados, como CPF e data de nascimento;
  • Finalize a inscrição e aguarde o contato do FIES para dar prosseguimento a sua aprovação no financiamento estudantil.
Como se Inscrever no FIES
Como se Inscrever no FIES

Se for selecionado, o aluno deverá ir até a instituição de ensino escolhida e no banco que fará o financiamento levando todos os documentos para comprovação de renda e dos dados pessoais do estudante.


Resultado FIES 2024

Quem participou do Fies Segundo Semestre 2024 também pode consultar o resultado do programa por meio da internet.

Para conferir a lista de pré-selecionados Fies, você pode seguir o passo a passo apresentado abaixo:

  • Acesse o site oficial do Fies;
  • Clique na opção do início da página que diz “Ver meu boletim de acompanhamento”;
  • Visualize se o seu nome consta na lista. Em caso positivo, prossiga com a solicitação do financiamento.
Resultado Fies Segundo Semestre
Resultado Fies Segundo Semestre

A próxima etapa é comparecer ao CPSA da universidade e apresentar os documentos necessários, se dirigindo ao banco escolhido para o financiamento.

Caso você não seja selecionado, será encaminhado para lista de espera. Sendo direcionado ao sistema Fies novamente para concorrer a outra vaga.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *