FIES Seleção 2024

FIES Seleção 2024 – O FIES é mais uma excelente oportunidade oferecida pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) para quem deseja estudar. O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa voltado ao financiamento dos cursos superiores não gratuitos.

Em outras palavras, este programa tem como objetivo financiar as mensalidades cobradas pelas instituições de ensino superior particulares brasileiras. O FIES é diferente do SISU e do ProUni, pois durante o período de estudos o estudante pode solicitar um financiamento. Aqueles que são contemplados pagam um valor simbólico que é referente ao pagamento dos juros que incidem exatamente sobre o FIES contratado.

FIES Seleção 2023
FIES Seleção 2024

Se você está à procura de mais informações e esclarecimentos sobre como funciona o FIES Seleção 2024, saiba que chegou ao artigo certo.


FIES Seleção 2024

O FIES ou, como agora é mais conhecido, Novo FIES 2024 passou por uma atualização e agora está de “cara nova”. Com o financiamento, os juros agora são zerados para parcela de estudantes contemplados que mais precisam, enquanto a outra modalidade possui uma escala de financiamento que pode variar de acordo com a renda familiar apresentada. As novidades das modalidades de financiamento do FIES Seleção 2024 são as seguintes:

  • Modalidade 1 – É a modalidade com juros zero para os estudantes que possuem uma renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Neste modelo de financiamento o estudante paga as prestações pelo seu limite de renda, ao passo que os encargos a serem pagos pelos estudantes são diminuídos.
  • Modalidade 2 – É destinada aos estudantes que residem nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. E que conta com renda mensal familiar per capita de até cinco salários mínimos.
  • Modalidade 3 – É a modalidade destinada a todas as regiões brasileiras. O financiamento é destinado aos alunos que possuem uma renda familiar mensal per capita de até cinco salários mínimos.


Como Participar do FIES Seleção 2024

Para participar do FIES seleção 2024 os candidatos devem atender os seguintes requisitos:

  • Terem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em qualquer edição a partir do ano de 2010, e ter alcançado no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a prova de redação;
  • Possuírem uma renda familiar mensal per capita bruta de até três salários mínimos para o financiamento do FIES;
  • Ter uma renda de até cinco salários mínimos para o financiamento do P-FIES.

Se você se enquadra nessas exigências deverá fazer a inscrição pela internet por meio da plataforma própria. O procedimento é o seguinte:

  • Acesse o site do FIES clicando aqui;
  • Digite o número do seu CPF e os demais dados solicitados pelo sistema;
  • Escolha o curso, turno, instituição de ensino e o local de oferta do mesmo;
  • Após escolher a primeira poderá ainda escolher mais duas
  • Confirme os dados informados;
  • Em seguida, finalize o processo.

Depois é só acompanhar as atualizações e novidades na plataforma.

Veja também: Como participar do FIES Caixa 2024.


Sistema de Seleção FIES 2024

Assim que o período de inscrição do FIES é finalizado o sistema irá selecionar os alunos conforme o número de vagas ofertadas. E a nota de corte de cada curso é outro critério importante para a classificação. Bem como se o estudante possui ou não diploma de nível superior. Assim que as vagas são preenchidas o sistema irá divulgar a lista dos contemplados.


Pré-Seleção FIES 2024

Os estudantes que são pré-selecionados no FIES 2024 devem complementar os dados de sua inscrição até o dia 7 de março, e depois comparecer a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) o quanto antes para validar sua inscrição. Em seguida, deve se dirigir pessoalmente até o banco para a contratação do financiamento.


Resultado FIES Seleção 2024

Para conferir o resultado do FIES 2024 você deverá realizar o passo a seguir:

  • Acesse o portal do FIES clicando neste link;
  • Ao ser redirecionado, clique na opção “Ver meu boletim de acompanhamento”;
  • Depois, informe os seus dados do ENEM ;
  • Agora é só visualizar a Lista de pré-selecionados.
Resultado FIES 2023
Resultado FIES 2024

Acompanhou? Então, boa sorte!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *