Inscrição FIES 2020

Inscrição Fies 2020

Após a divulgação do resultado Enem o estudante já pode realizar a Inscrição FIES 2020. O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um dos programas educacionais mais importantes criados e desenvolvidos pelo Governo Federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação). Iremos lhe informar nesse artigo quando inicia a Inscrição FIES 2020, continue lendo.

O programa surgiu através da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 com o intuito de financiar os cursos de nível superior cobrados pelas instituições que tiveram avaliação positiva no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Através do FIES, centenas de jovens em todo o país podem realizar o sonho de continuar os seus estudos.

Inscrição FIES 2020
Inscrição FIES 2020

Neste artigo, vou te apresentar todos os detalhes importantes sobre a inscrição FIES 2020 para que você possa tentar uma vaga naquela universidade que sempre desejou estudar. Então, fique comigo pelos próximos parágrafos, pois o assunto merece toda a sua atenção.


FIES 2020 Inscrição

Todo início de ano, o MEC divulga a abertura de vagas e processo seletivo para que os estudantes interessados possam realizar a Inscrição FIES 2020. No primeiro semestre do ano de 2020 foram cerca de 150 mil vagas, cujo número pode variar de ano para ano.

Como todo processo seletivo, os candidatos devem ficar atentos aos prazos e requisitos do programa para poder participar. Inicialmente, o MEC divulga o número de vagas e o cronograma de inscrição.

Fies 2020 Inscrição
Fies 2020 Inscrição

Caso haja vagas após a seleção, o programa abre novo prazo para que os interessados possam se candidatar nas chamadas vagas remanescentes. Ou seja, aquelas que não foram preenchidas durante o primeiro processo seletivo.

  • A inscrição FIES 2020 é realizada no seu próprio portal, cujo link é esse (fiesselecao.mec.gov.br);
  • Lá você encontra também todo o cronograma do programa e pode conferir todos os detalhes da sua inscrição.

Veja a seguir como funciona este processo.

Inscrição FIES 2020
Inscrição FIES 2020

Como Funciona a Inscrição FIES 2020

Entenda como realizar o processo de Inscrição FIES 2020 logo abaixo:

  • Ao acessar o portal do programa você deverá fazer a sua pré-inscrição;
  • Clique em “fazer inscrição” e depois em “Primeiro acesso” para se cadastrar;
  • Você deverá informar o número do seu CPF, a data do seu nascimento e o código de segurança apresentado na tela;
  • Depois é só clicar em “Prosseguir”.

Na página seguinte, o sistema fará uma conferência automática para verificar se você já participou do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) após o ano de 2010, e se possui como nota mínima 450 pontos e nota na redação diferente de zero.

Como Funciona a Inscrição FIES 2020
Como Funciona a Inscrição FIES 2020
  • Após esta checagem e sua confirmação o sistema te pedirá para criar uma senha e e-mail para que possa fazer o devido acesso;
  • Em seguida, você deverá ativar o cadastro;
  • Para isso, procure em seu e-mail (na caixa de entrada ou no spam) o link de confirmação do programa para clicar e finalizar o procedimento.

Se selecionado para o programa de financiamento estudantil, o estudante terá 1 ano de carência após  a conclusão do curso para começar a pagar. Entretanto, no decorrer do curso deverá ser pago o Boleto FIES 2020 dos Juros do financiamento Estudantil.


Quem Poder Se Inscrever no Novo FIES 2020

Para realizar a inscrição FIES 2020 é importante que os candidatos atendam os seguintes requisitos, a saber:

  • Deverá ter participado de alguma edição do ENEM a partir de 2010 e ter alcançado as notas médias iguais ou superiores a 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação;
  • Possuir como renda familiar bruta mensal o valor equivalente a 3 salários mínimos;
  • Vale ainda ressaltar que o estudante não deve ter sido beneficiado anteriormente pelo seguro do programa. Bem como não contar com nenhuma inadimplência no mesmo;
  • Observado estes detalhes e concluído que se encontra dentre os requisitos exigidos é só ficar de olho e acessar frequentemente o portal para acompanhar todas as novidades.

Fique por dentro: confira as datas de aditamento do FIES 2020


Como se inscrever no FIES

  • Como já havia dito anteriormente, a inscrição é realizada no portal do FIES 2020 por meio deste link (http://fiesselecao.mec.gov.br/index.php?pagina=inicial).
  • Após realizar a sua pré-inscrição e validação da mesma deverá aguardar o comunicado do sistema de que foi pré-selecionado no programa.
  • Após esta etapa, será necessário retornar ao sistema para informar os dados do financiamento que pretende fazer o contrato.
  • Na etapa seguinte, você terá 10 dias para verificar todas as informações e validá-las no CPSA da instituição escolhida.
Como se Inscrever
Como se Inscrever

Feito isso, haverá um novo prazo de 10 dias para efetivar a validação no CPSA e oficializar o financiamento contratado. E, por fim, caberá a você escolher entre a Caixa e o Banco do Brasil como os agentes financeiros do seu contrato.

O que você achou do FIES? É o que procurava? Opine nos comentários abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *