Cancelamento FIES 2024

Caso o estudante deseje realizar o Cancelamento FIES 2024 por algum motivo, é possível. Para proceder é necessário fornecer algumas informações. Abaixo você poderá verificar como fazer o Cancelamento FIES 2024.

Cancelamento FIES 2023
Cancelamento FIES 2024

Conheça o FIES

O FIES é um financiamento estudantil do governo federal muito procurado por diversos estudantes de todo o Brasil. Coordenado pelo Ministério da Educação, o FIES cobra um juro muito baixo e oferece o financiamento para todos aqueles estudantes que não têm condições de arcar com as mensalidades de um curso superior.

Nos últimos anos o FIES ainda fez uma reformulação nas suas regras dando ainda mais chance para alunos de baixa renda conseguirem ser aprovados no financiamento estudantil. Para participar é necessário primeiramente fazer uma inscrição online e esperar a avaliação da Comissão do FIES para ver se o aluno será selecionado ou não.


Como Cancelar o FIES

Se você está sendo financiado pelo FIES, mas deseja cancelar o financiamento estudantil por algum motivo. Pode fazer a qualquer momento, basta seguir um passo a passo e algumas regras que listamos logo abaixo:

  • Para conseguir o cancelamento, o aluno deverá acessar o site FIES entre os dias 1 e 15 do mês http://sisfies.mec.gov.br/;
  • Acessar o sistema através do seu login e senha;
  • Escolher a opção “Encerramento” para finalizar seu contrato com o FIES;
Como Cancelar o FIES
Como Cancelar o FIES
  • Veja se há parcelas vencidas ou a ser paga no mês referente.
Condições de encerramento FIES
Condições de encerramento FIES

É possível dividir o que você ainda deve para o FIES para fazer o seu encerramento ou pagar tudo à vista. Também é preciso ir até o banco financiado pelo FIES e fazer o encerramento do seu contrato.


4 Formas de Quitação Disponíveis no Cancelamento FIES

No momento do Cancelamento FIES 2024, é preciso que o estudante escolha entre as 4 formas disponíveis para a quitação do financiamento. Sendo possível escolher a que melhor atende o seu orçamento.

Confira abaixo quais são essas quatro formas de quitação:

  • Liquidar o contrato no ato do encerramento: Nesta opção, o estudante paga todo o valor que deve em uma única parcela.
  • Permanecer na fase de utilização: Nesse caso, as fases de utilização, carência e o pagamento trimestral dos juros são preservados até o fim do prazo.
  • Antecipar a fase de carência: Depois de solicitar o cancelamento, o estudante irá pagar as parcelas trimestrais antes do prazo e após a quitação inicia o pagamento das parcelas do financiamento.
  • Antecipar a fase de amortização: Esta opção é para os estudantes que desejarem parcelar o valor que falta seguido do prazo de três vezes o tempo que foi usufruído o financiamento, mais o acréscimo de um ano.

Cancelamento FIES 2024 – Como Funciona

Saiba que para cancelar o FIES é preciso seguir alguns parâmetros e exigências. O cancelamento pode ser feito a qualquer mês que o aluno desejar. No entanto podem ser cobrados taxas e outros tipos de valores de carência ou amortização.

Veja aqui o que você deve consultar antes de fazer o seu Cancelamento FIES 2024:

  • Você pode cancelar a qualquer momento (entre os dias 1 e 15 de cada mês) pagando as parcelas necessárias ou pagamento de uma vez só;
  • Um valor de R$150 reais será cobrado para o término do contrato, fora as parcelas já pagas pelo financiamento;
  • Você pode antecipar a fase de carência e pagar as parcelas que ainda irão vencer depois de 18 meses ou pagar todas essas parcelas de uma vez.
Como Funciona o Cancelamento FIES
Como Funciona o Cancelamento FIES

Tipos de Cancelamento do FIES

No momento em que o aluno decidir fazer o seu Cancelamento FIES 2024, pode verificar que haverá 4 possibilidades de cancelamento do seu contrato. É preciso ler cada um deles e escolher o que melhor encaixa ou que deve ser feito no seu caso.

Veja a lista de cada um dos 4 tipos de cancelamento do FIES existentes:

  • O aluno pode escolher em encerrar o contrato pagando toda sua dívida de uma vez só. É importante verificar com calma esta opção. Pois o aluno deverá pagar toda a sua dívida no momento de encerrar o contrato junto a banco;
  • Outra opção é cancelar o contrato, mas continuar utilizando o FIES. O aluno vai pagar a sua dívida somente depois de 18 meses que formar, do mesmo jeito que foi assinado no contrato;
  • O aluno pode antecipar a fase de carência, pagando as parcelas trimestrais de R$ 150 que seriam cobradas somente posteriormente;
  • Estudante pode escolher então antecipar a fase de amortização. Ou seja, o aluno vai pagar imediatamente as parcelas do seu financiamento.

Cancelar FIES na Agência Bancária 

Depois de solicitar o cancelamento FIES pelo site, é preciso que o estudante se dirija ao agente financeiro, e então, finalize o contrato.

Neste momento, é preciso que o fiador esteja junto com o estudante. Lembrando que o prazo para assinar o Termo de Encerramento junto do banco será informado pelo sistema.

Cancelar FIES na Agência Bancária
Cancelar FIES na Agência Bancária

Contato FIES

Se você desejar tirar maiores dúvidas a respeito do cancelamento FIES 2024 ou outra informação sobre o programa, poderá contatar:

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *