FIES 2024: Inscrição, Regras e Aditamento

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa que busca acima de tudo oferecer financiamento aos estudantes brasileiros que não tem condições de arcar com os gastos de um curso pago. Por isso, se você quer formar-se numa universidade privada, não deixe de considerar a oferta do FIES 2024.

Fique ligado aos próximos tópicos deste post e saiba com detalhes como funciona o programa e o que você precisa fazer para apresentar a candidatura.

FIES 2024
FIES 2024

Fies 2024

Com o objetivo de ampliar o acesso a educação para cada vez mais gente, o governo vem criando e inovando os seus projetos, como é o caso do próprio FIES que ao longo dos anos registou mudanças para o melhor.

Em pleno 2024, apesar da crise causada pela pandemia, o Fundo de Financiamento Estudantil continua firme e forte, trazendo mais de 90 mil vagas aos brasileiros. Para concorrer os estudantes devem estar de acordo com as regras do financiamento e fazer a inscrição dentro do prazo estabelecido.

FIES 2024 - Financiamento Estudantil
Fies 2024 – Financiamento Estudantil

Inscrição Fies 2024

A janela de inscrições FIES 203 abre duas vezes ao ano, e os interessados podem apresentar a candidatura no mês de fevereiro ou em julho. No entanto, devido as mudanças causadas pela pandemia, o programa vem sendo customizado para estar de acordo com o calendário do Enem.

Para fazer a inscrição pela internet, siga as etapas abaixo:

  • Entre no site oficial do fies por este link – http://portalfies.mec.gov.br/;
  • Siga clicando em <<Minha Inscrição>>;
  • Se ainda não tiver uma conta GOV.BR, trate de criar uma usando a opção <<Crie sua conta>>;
  • Informe os dados de sua conta (CPF e senha) para fazer o login;
  • Na tela seguinte será preciso informar os dados cadastrais e depois clicar em <<GRAVAR E AVANÇAR>>;
  • Preencha a área do questionário e o restante dos dados que forem solicitados nas próximas telas, e no fim clique em <<Concluir>>.
Inscrição FIES 2024
Inscrição FIES 2024

Documentos FIES

Durante o pedido do financiamento, o beneficiário precisa apresentar alguns documentos requisitados pelo fiador do crédito. Assim sendo, cada instituição financeira pode requisitar diferentes documentos, mas de um modo generalizado, você precisa ter em mãos a seguinte documentação:

  • Documento de identidade e CPF;
  • Comprovante de renda com uma declaração;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou de casamento (se aplicável).

Novas Regras do P-Fies

Entre as modalidades de financiamento do SisFIES, existe o P-Fies, que é destinado especialmente a pessoas que precisam de um financiamento ainda mais acessível devido a sua renda que não ajuda muito.

Essa modalidade funciona do mesmo jeito que o FIES no que diz respeito a candidatura, no entanto, em caso de empate na concorrência pelas vagas, a prioridade é dada ao P-FIES.

Aditamento Fies

O aditamento é muito importante para a manutenção do financiamento. Todo o processo é feito pela internet no site oficial do FIES 2024. Entretanto, depois do aditamento online, é preciso ir a secretaria da faculdade e informar que você já renovou a matricula.

Telefone FIES

Para ter acesso a informações relacionadas ao Fies ou comunicar alguma problema, o beneficiário pode usar o telefone FIES 2024 pelo número 0800 616161 que fica disponível durante o horário comercial.

5/5 - (3 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *